Imagens do Oitão

domingo, 12 de maio de 2019

CANANEU, MANÉ, SINHÁ - EMBOLADA


2 comentários:

  1. Olá! Há tempos procuro saber os dados originais de um fonograma relativo a "Cananeu, mané sinhá", que consta de um LP velho (com arte em verde); tendo perdido esse LP quando ainda era criança, há mais de 30 anos, fiquei sem saber quem a gravou e onde obter novamente o fonograma. A sua embolada me fez matar a saudade. Parabéns! Mas pergunto: você saberia dizer sobre o original?

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde! Tive contato com essa obra "Cananeu, Mané Sinhá" pela primeira vez no final da década de 1980, na antiga Rádio Difusora de Pesqueira/PE na voz de Mané Doutor, um coquista de Barriguda de Sanharó - Sanharó/PE. Fiz a adaptação do andamento para o ritmo de Embolada, especificamente a que é executada em Alagoinha/PE, deixando-o mais lento e também modifiquei o formato das estrofes. O Samba de Coco de Barriguda de Sanharó, mantém o legado de Mané Doutor e de outros Coquistas daquela região atualmente:

    Documentário sobre os Coquistas de Barriguda de Sanharó - PE
    https://www.youtube.com/watch?v=2Ug2DQYpb3c

    Depois, através de pesquisas sobre a já referida obra, cheguei ao LP Wilson Aboiador e Aluízio - Na Fazenda Baixa Fechada - Ano: 1981 - Gravadora: Itamaraty
    Nesse LP a obra foi registrada com o nome de "Mané Sinhá" no ritmo de Baião e com as estrofes em um formato diferente do Coco e da Embolada.
    Mané Sinhá por Wilson Aboiador e Aluísio
    https://www.youtube.com/watch?v=E1BIHe1Cs50

    Espero que tenha ajudado em sua pesquisa e fico contente por ter gostado do meu trabalho.

    ResponderExcluir